Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 26 maio 2014, 12:58
Contra a corrente...
A falsidade é tanta que tem horas nas quais eu tenho dúvidas, confesso, se estou lutando certo ou disperso. “Justiça por que tanto tu demoras”?
“Minh’alma és tu honesta! Por que choras”? Eu sei, o mundo está num retrocesso, mas isso é tudo parte do processo. “Oh! Mal por que a ti mesmo não devoras”?
Questões de consciência? A maioria não faz a diferença para mim que uso meios justos para o fim!
Eu sei que qual os outros poderia eu ser fingido e dar a primazia ao mal, mas eu não sou tão fraco assim!
RONALDO RHUSSO
Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qua 28 maio 2014, 22:42
Pressão não vai adiantar...
Morra eu amanhã e tudo bem, não terá sido a maria adventista, nem mesmo quem deseja que eu desista a mandar-me, mais cedo, para o além!
Essas línguas que, ferinas, já me têm qual presa de seu ímpeto fascista ver-me-ão só de longe. Meu eu dista dessa prole. Oh! É D’us Quem me mantém!
Se cair sobre mim o firmamento e Meu Pai for servido de minh’alma morrerei com sorriso que encalma...
Se torrentes me vierem num momento ao D’us vivo, a Quem devo meu sustento, louvarei sem temor. Serei só calma...
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 14 Jun 2014, 12:06
Manifestados...
Esses jovens perdidos, sim, sem rumo que deixam suas casas pra quebrar a própria cara, a ordem sem pensar, pois veem nossa História em vão resumo...
São desequilibrados; são sem prumo; são massas de manobra a desandar o ritmo da Nação. Ao contemplar os débeis jovens... Não, não me acostumo!
Quebrar pontos de ônibus... Burrice! Os bancos populares depredados serão com nosso erário consertados!
Marcados são os jovens na estultice. Levados por arroubos da mesmice são com demônios vis manifestados...
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 14 Jun 2014, 22:39
Factual...
Já dei meu coração a ti. Sou teu o tempo todo e muito mais agora que a vida se atropela atroz lá fora e acuso pertencer a ti meu eu...
Perto de ti, rainha, sou plebeu e estar longe de ti me apavora perco o espaço o tempo, sim, a hora versejo pobre assim; me sinto em breu...
Repito esses verbetes previsíveis vazios de talentos, desfocados de meus melhores dias, meus legados...
Perto de ti poemas mais sensíveis desaguam de meu ser irresistíveis! Sozinhos somos versos alquebrados...
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Ter 17 Jun 2014, 21:24
Tengoku... (Inspirado num lindo texto Dekassegui)
Eu sei que nem em sonho hei merecido ler versos que me trazem gozo, vida... Jardim cansado e há muito esquecido do olor do amor me vi alma despida...
Ao ver brotar renovo hei-me aturdido tentando compreender sentir que envida o ser à analisar fato ocorrido: nascer de flor tão linda, tão querida!
Se fecho os olhos vejo esse teu brilho irradiar calor que queima o medo e impõe à solidão real degredo...
Imaginar-te perto é o gatilho a por o meu pensar em outro trilho que leva ao paraíso e me concedo... Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 22 Jun 2014, 13:38
Mãe III
Quem me dera você estivesse aqui e o riso que amaina a tempestade banhasse meu semblante só metade... Veria eu o céu que não mais vi...
Quem me dera sorver qual não sorvi os segundos que tive de verdade com aquela que se foi em brevidade... Teria eu o olor que estava em si...
Não desce na garganta a sua ausência! Não vejo graça e o dia é tão sombrio que a noite é tão igual! É denso o frio...
Você me abençoava e a anuência do som da sua voz, a providência... Você dormiu tão cedo e hei-me em vazio...
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sex 27 Jun 2014, 07:14
28 de junho...
Meus dias foram lindos em teu chão no qual pisei com muita alegria! Deixei-te até um tanto da porção que me levava a pé à euforia!
Ilhéus pra ti eu rimo coração com devoção, ação, com fantasia... Mas eu rimo ilusão com traição; faz parte de uma vida luzidia...
Morrer nesse teu solo, Princesinha do Sul, dessa Bahia à qual eu chamo de segundo Torrão, há muito tramo!
Porém esse Soneto é coisa minha! E em cada verso dele, em cada linha, é mais pra te dizer que muito te amo!
Ronaldo Rhusso (Pontal dos Ilhéus faz 480 anos em 2014)
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 28 Jun 2014, 12:43
Alegria, alegria? (Copa das copas...)
Alienado dessa prole aquém da rude, mas real realidade, dedilho sem denodo esse capítulo daquilo que eu observo estupefato!
A fome mundial foi esquecida; a dor dos acamados, olvidada... A carne apodrecida de animais queimando e saciando âmagos pobres...
Mas amanhã terá Revolução; as orações serão alçadas, podres, e de Seu Trono o Rei dirá: “ – Malditos”!
Já nem é triste ver esse cenário. O meu desejo é simples: me cuidar pra não me acostumar com esse lixo.
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 30 Jun 2014, 16:54
Welcome to “Folotecity”!
Sem macular a mata a bela Serra aos poucos nasce a tenra “Folotecity”! É quase qual o céu como limite! Lugar de paz futuramente encerra...
Não é lugar pra quem viaja em guerra. De fato essa tolice lá se omite; o rei deseja que à essa coisa evite, pois ao progresso do sossego emperra.
De “Folotecity” o horizonte é lindo! O Rio Canela cruza o seu domínio deixando a sua marca e predomínio.
Sinceramente qual arauto rindo de “Folotecity” eu vejo o Sol saindo enquanto a noite cai com o seu fascínio....
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Roubaram-te os sessenta e cinco Invernos e quem sobrou, qual eu, ficou com frio. Tu foste completar o mar qual rio que junta-se a outros rios ternos...
Mamãe quis te contar dos hodiernos dilemas que me afligem, mas sombrio é esse eco vindo do vazio que deixou tua ausência: mil infernos!
Trancado aqui no cômodo inseguro da minha existência sem guarida de teus conselhos, mãe é dura a lida...
Pensaste que eu estava bem seguro nessa idade de homem maduro, mas sinto-me desnudo nessa vida...
RONALDO RHUSSO
Assassinos (texto que leva o mesmo nome da Crônica do Alexandre Acampora)
Desmilitarizaram meu orgulho quando atinei que eram assassinos! Carecem de castigo, esses covardes que pestificam tudo aonde passam...
Devoram propriedades, qual façanha de quem fez outro bom, limpo negócio... As terras deles servem para que senão pra ocultar cem mil cadáveres?
Meu sangue ferve forte nesse frio e a alma desses grandes miseráveis desejam ainda assim um paraíso?
E o povo que adotou o mesmo D’us consegue empatizar com esses bárbaros e olhar pro céu depois em gratidão...
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 28 Jul 2014, 10:43
Mãe VI...
Inverno, inferno frio sem tu aqui! Aderno dentro em mim num choro enfático... Tento sair, mas sou um ser estático a procurar o grito que perdi...
Acordo e o pesadelo eu não deli! A dor, essa emperrou no automático! E eu que de sofrer já estou prático percebo que, também, mãe, já morri...
As letras quem digita não sou eu! Um bardo assaz teimoso é quem compõe enquanto meu eu já se decompõe...
Meus olhos não enxergam, resta o breu que a cinzas minha alma converteu deixando esse vazio, agora mãe...
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 02 Ago 2014, 06:27
Acorda!
Bilhões sentindo o frio da solidão batendo com os dedos no teclado; contando cada passo que eles dão a quem jamais esteve do seu lado.
Que mundo é esse? Qual é a razão que deixa o ser assim tão isolado buscando um só momento de atenção sem ver lá fora o dia ensolarado?
Talvez você não saiba, mas viver sem dar satisfação para os estranhos ainda é um direito que lhe assiste!
Mas tarde você vai se arrepender de ter contado até sobre seus banhos! Viver assim é mesmo muito triste...
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sex 12 Set 2014, 15:29
Poeta é você!
Não quero o desencanto de uma rosa que, triste, morre seca em vaso d’ouro. Não quero ser guardado qual tesouro a sete chaves, sina desastrosa...
Não quero ser aquele bardo prosa a versejar qual ave em mau agouro. Prefiro, do trovão, ouvir o estouro do que o elogio de mente vã, airosa...
É tão meridiano o olhar dela! Perscruta minha alma por um lado, mas noutro brilha assim desconfiado...
Por que ela se esconde nessa cela dentro de si, se é jovem e tão bela? Seus textos me superam um bocado...
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 13 Set 2014, 09:50
Entrementes...
Oh! Tu que me sustentas com carinho, eu sei que não sou digno, reconheço, de Teu Amor, cuidado e tanto apreço! Contigo não me sinto aquém, sozinho...
Às vezes me é íngreme o caminho e rápido desse meu eu, sim, desço pro meu primeiro amor, pro meu começo, quando na fé eu era um menininho.
Então encontro a força invisível que o néscio desconhece e até suspeita... Não prova e com soberba, enfim, rejeita.
Agora mesmo eu toco em Ti! Incrível! Eu sinto essa alegria indizível que faz minh’alma em júbilo refeita!
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 27 Set 2014, 14:57
Amira
Encantou-me, pequena, a sua voz que parece fluir de outra fonte, pois traduzes pra nós o erudito qual quem fosse uma antiga alma sublime!
Sem saber que esse mundo é tão atroz nos mostrou um belíssimo horizonte onde o bem vence o mal no infinito nessa voz que doçura e amor exprime...
Ao cantar para a mãe do Cristo homem muita gente chorou e não percebeu que não foi mero acaso ou fantasia.
Sei que lágrimas à razão consomem encobrindo o melhor que aconteceu, pois Amira é anagrama de Maria!
Ronaldo Rhusso
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 27 Set 2014, 14:59
Sei onde estou indo e estou no meu Caminho... *
Ao escutar alguém dizer: “-Errei!” e vejo que demonstra em atitude eu fico alegre e torço pra que mude. Honestidade, eu juro: sempre amei!
Para a mentira há muito eu me fechei e peço a D’us que sempre a mim ajude! Eu vim fazendo aquilo que eu pude para acertar em tudo o que errei.
Condenam-me porque não tenho medo de assumir com fé e devoção que não sou cego e ao mal eu digo: não!
Milhares me jogaram ao degredo, mas hão de responder mais tarde ou cedo por defenderem erros com paixão.
Ronaldo Rhusso
* Quase uma paráfrase do Raulzito.
RONALDO RHUSSO
Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 27 Set 2014, 19:16
A DEUSA QUE VENDE LIVROS... (WHITE LIE)!
Essa “mentira branca” suja e infame engana, vende livros e envergonha com todo poderio dessa peçonha e não resiste ao mínimo exame.
"Mentira branca" é qual leão que brame e ataca os tolos pobres... Quem se oponha encontra o vil julgar de mente inconha que cai sobre o fiel qual fosse enxame.
Fará cem anos que desceu à cova e os súditos farão a procissão gastando seu dinheiro de montão!
É triste ver quem tem sobeja prova, mas nessa idolatria se renova trazendo sobre si só maldição.