| Descanso das Letras Discussão acerca de Literatura |
|
| Sonetos Decassílabos | |
| | |
Autor | Mensagem |
---|
RONALDO RHUSSO
Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 17 Dez 2012, 07:09 | |
| A olhos vistos...
Eu gosto da mudança repentina do tempo que me abraça e eu envelheço... Eu sorvo da amizade todo o apreço; colhendo dela a flor que é paulatina...
Divido-me em seguir a velha sina e não me lamentar por alto preço que deverei pagar, pois eu mereço no máximo dobrar mais uma esquina...
Em cada Estação vou percebendo a lógica em não ser ser duradouro e caminhar solene ao morredouro...
Como o sorvete que ora estou sorvendo que pouco a pouco vai se derretendo o meu sabor se esvai, me oxida o ouro...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 17 Dez 2012, 20:02 | |
| Natal, não é?
E tu, papai noel, cheiraste o que?
Os jovens, de manhã, chuparam lata
e sabem que essa merda sempre mata,
mas, escravos, eis, são! E alguém os vê?
Zumbis que aguardam morte sem por quê...
Mas deixa que é natal, festa da nata
que conta lucros seja em ouro ou prata
e tem quem nessa bosta ainda crê...
É revoltante ver gente morrendo
e tantos consumindo sem igual,
qual quer a nova ordem mundial!
E o mal, terrível, mais e mais crescendo
enquanto esse meu crítico vai lendo
e passa a crer que eu sou um anormal...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | Miguel Eduardo Gonçalves
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 29 Dez 2012, 13:31 | |
|
Última edição por Miguel Eduardo Gonçalves em Qui 21 Ago 2014, 14:03, editado 1 vez(es) | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 05 Jan 2013, 06:32 | |
| Cada um em sua desgraça própria...
Qualquer que seja o seu ponto de vista merece meu respeito e o meu calar. Mas mesmo merecendo o respeitar o meu agir em muito disto dista!
Respeito a posição de andar pra frente porque andar pra frente é mais seguro e evita, dando ré, bater no muro da hipocrisia, mãe de muito crente!
Da onda cai quem visa ir na crista equilibrando o céu ao arrotar sardinha quando quis o caviar...
Não vejo mal em quem é diferente ou em quem tem o peito muito duro e não quer evadir-se do escuro...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 07 Jan 2013, 20:02 | |
| Estupefato!
Acendo um sorriso ímpar em sua face E vejo-me em espelho, emoldurado Por luzes que percorrem todo o enlace E o encanto escorre em mim feliz, molhado...
Deveras sou-lhe escudo, desenlace. Protejo-lhe com corpo já cansado, Mas sou o seu vassalo, oh! Me abrace, Pois tépido é seu seio a mim guardado...
Há horas que lhe espero no Universo E sinto que nós somos gêmeas almas, Porém sem redundâncias, quase traumas...
Daria a você meu melhor verso Acaso eu fosse um bardo não disperso E fossem nossas fases bem mais calmas...
Ronaldo Rhusso | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sex 11 Jan 2013, 00:08 | |
| Céus!
Na porta aberta eu vi sutil beleza que vinha lá de dentro precedida por um olor de flor que foi colhida por Alguém sábio e cheio de destreza...
A alma dentro em mim tornou-se acesa e conta não se deu, ficou perdida; sentiu do dia mau a despedida; sentiu novo banquete posto à mesa...
O brilho que se deu na aparição causou até vertigem em minha alma que num momento viu sumir o chão!
Tentei sorver o tempo com mais calma, mas ele acelerou com efusão quando ela me beijou sem dor, sem trauma...
Ronaldo Rhusso
Ronaldo Rhusso
Última edição por RONALDO RHUSSO em Dom 13 Jan 2013, 02:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tenho a impressão de que postaram um poema em meu perfil que, de fato, era meu, mas não fazia parte desse tópico. Eis o problema de salvar senhas...) | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qui 21 Fev 2013, 08:03 | |
| LINDO LUAR
Já se pôs coração lá no horizonte E nem quis despedida assim tão triste; Eu que vi reluzir qual bela fonte O sorrir que minh'alma punha em riste...
Ah! Anseio que logo em mim desponte Outro brilho, outra luz, pois que persiste A saudade que fica e que qual ponte Acontece ligar-me ao que inexiste...
Há de haver resplendor p'ra compensar Essa falta que faz o riso dela Inda que seja em tela, em aquarela,
Inda que sobrepuje o meu pensar E se mostre tão lindo quanto o luar A banhar o meu ser que ainda é dela...
Ronaldo Rhusso
Última edição por RONALDO RHUSSO em Ter 26 Fev 2013, 19:11, editado 1 vez(es) | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Ter 26 Fev 2013, 19:09 | |
| Outra Saga...
I
A dor que me devora a alma, tudo... É nada se comparo à estultícia do dar-se a emergir na imperícia que só o relembrar me deixa mudo...
Esforço-me a buscar por um escudo... Fingir que o pesadelo é uma delícia, mas minha mente não tem a malícia e em versos tristes logo me desnudo...
Oh! D´us por que não cresço e me controlo? Por que me deixo agir como um vil tolo? É certo que agi mal e com dolo...
O Mal é lama e, nele, a alma atolo. Se vem qual precipício dele rolo e nem o arrepender me traz consolo...
II
Navego em mar bravio e, sei, sem rumo. Sou nau sem cais por livre e própria escolha e sinto-me quedar-me como folha sem vida e a mim mesmo, podre, estrumo.
Preciso vigiar ou me acostumo a não poupar, sequer, última bolha de ar e obrigar que meu ser colha a morte, em vida inútil e sem prumo.
Espero que a metade que há em mim suporte ainda mais esse meu erro que a arrasta rudemente ao vil desterro!
Decerto isso é mau e intento o fim pra esse existir que é, sim, ruim e que carece urgente de um enterro.
III
Deixei-te, ó cidade que me amou! Mas eu voltei porque D´us é fiel e quando quer salvar delega ao céu dizendo: “Raios, Meu filho clamou”!
Então Raios alados, dos quais sou leal cooperador, me trazem mel delindo esse sabor de amargo fel que em meu palato véu se alojou.
Foi tudo uma questão de certa espera porque fui eu, de fato, que escolhi a prova que sorvi, amarga, ali.
A gente quebra e D´us, sim, recupera e logo que venci mais essa fera retornei rindo, ó linda, para ti!
Ronaldo Rhusso | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sex 01 Mar 2013, 10:41 | |
| Brincadeira poética da FOLHINHA POÉTICA organizada pelo poeta Mané do Café e Equipe, em sua segunda Edição. Confira o restante do Calendário poético em: http://folhinhapoetica.blogspot.com.br/2013/03/nao-dia-ronaldo-rhusso.html | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qua 20 Mar 2013, 16:49 | |
| Meu precioso amor...
Ah! Eu te bebo qual seiva da vida
e meu olhar que percorre tua tez
tem a certeza de ver de uma vez
o paraíso que brilha e convida...
Tu és a força e me amparas, querida!
A minha dor tu reduzes à pez
e me demonstras que tua altivez
é a guarida que espero na lida...
Eu sei, me invejam e tu só te ris
pois que conheces meu ser, bardo nobre,
que não permite que em mal me soçobre...
Tu vês? Transformas os tempos tão gris
em céu azul e desmontas os vis
enciumados sem ouro e sem cobre...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qua 03 Abr 2013, 22:08 | |
| Sonhando outra vez...
Um aroma da serra é percebido e meu ser se desfaz... Tudo é saudade... Os sinais são, de fato, uma verdade ou me invade o que foi sem nem ter sido?
Meu serão¹ nessa Terra é indevido e se vejo o meu tempo em brevidade é sofrível engano, oh! é maldade, pois fiquei dispensado e esquecido...
Fui em frente e a dor, por companheira, fez que eu não me sentisse tão sozinho mesmo sendo cruel e, em mim, espinho...
Por ventura essa Serra, que altaneira, despe aroma infantil por brincadeira ou esconde por trás o meu Solzinho?
Ronaldo Rhusso
¹ Horas extras | |
| | | Miguel Eduardo Gonçalves
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sex 19 Abr 2013, 17:52 | |
|
Última edição por Miguel Eduardo Gonçalves em Qui 21 Ago 2014, 13:59, editado 1 vez(es) | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 20 Abr 2013, 23:14 | |
| Sarcasmo...
Se tramo transitar no triste trauma é simples: é meu prisma nessa saga! Se meu melhor melhora e sempre estraga é quase qualquer coisa e desencalma...
Não nego: numa noite nego à alma o quanto quero a coisa que deflagra a dor que não tem cor e o ardor me flagra abrindo mão do resto e o arresto: a calma!
Oh! Sou sincero sim, sou instantâneo e insto até não ter que ter por ter em vez de ter pra ter e oferecer.
Sou simples sina sua, sucedâneo, seu subterfúgio insone em subterrâneo oculto e culto sem achar de o ser...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Ter 07 maio 2013, 07:37 | |
| Chama...
Quisera o sentimento ensolarado que me despisse a ira em hora insana e me volvesse os olhos e com gana pro fúlgido horizonte inalcançado!
Quisera ser, de ti, enamorado e me entregar à fonte que promana dos teus dois gêmeos lindos que me sana a dor e o ardor me ser forte reinado...
Tu és dileta filha do infinito! A chama que me queima e acende a alma e tira da existência o mal, o trauma...
Sabedoria tu ouves meu grito? Por ti o meu desejo é inaudito! A tua ausência dói, me desencalma
Ronaldo Rhusso | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 11 maio 2013, 10:09 | |
| GRATIDÃO...
A Ti, Senhor, o meu louvor sincero!
Fizeste os céus a Terra, o mar... Oh! Glória!
Cuidaste e ainda cuidas com esmero
do ser humano em toda a sua história.
Eu sei, ó Pai, que não é o que eu espero
as duras troças contra mim, inglórias,
porque louvar-Te é tudo o que eu mais quero
por todo o bem que trago na memória...
São duras as lições que vou sorvendo
crescendo, embora saiba há quem torça
a fim de que eu decaia e fique absorto!
Mas tomo minha cruz e vou vivendo
vencendo aqui e ali com Tua força,
pois que não foras Tu e estava morto.
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 07 Jul 2013, 00:48 | |
| E agora?
A horda desencalma essa nação Que vem sendo estuprada noite e dia Desde quando Cabral aqui vivia Tirando do braseiro o seu tição...
Qualquer que não se envolva numa ação Com força mesmo sendo já tardia Verá no amanhã que não havia Escolha diferente, outra opção...
Eu quero ver os “nobres” deputados Caindo de seus galhos confortáveis; Macacos que nos roubam, miseráveis!
Tem cura para seres transviados? Então terá, também, para os safados! Mas vejo essas curas improváveis...
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 28 Jul 2013, 14:51 | |
| Bípedes emplumados...
É claro que escrevo uns versinhos olhando o derredor, me emocionando com o cantar gentil dos passarinhos tranquilos, ora solos ora em bando...
O frio os chama aos perfeitos ninhos; o dia vai-se e o Sol vai declinando... Daqui avisto lá os menininhos deixando a água do rio, vão tiritando!
Um pouco de melissa me espera, mas quero o jatobá (chá precioso) que aquece o coração e traz a cura!
Desejo pouco, nada de quimera ou de sorriso fátuo, frágil gozo: das aves, menininhos, a alma pura...
Ronaldo Rhusso
Última edição por RONALDO RHUSSO em Qua 07 Ago 2013, 07:14, editado 1 vez(es) | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qua 07 Ago 2013, 07:14 | |
| Inferno?
Seu filho é tão ruim; não tem mais jeito a ponto de você o castigar deixando-o para sempre a queimar no fogo do inferno sem direito?
Só de pensar é justa a dor no peito, mas há quem teime ainda em propagar que Ele, o puro Amor, vai encerrar no fogo, eternamente, ao imperfeito...
Perfeito nesse mundo não existe! Entendo por que muitos filhos Seus afastam-se e tornam-se ateus.
O fato é que O conheço e Ele insiste porque do ser humano não desiste e é Justo, é Pai, é mais, é Santo, é D’us!
Ronaldo Rhusso | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 10 Ago 2013, 10:16 | |
| Praga!
De novo deu vontade de morrer pro eu, pro seu, pra vida, enfim, pra tudo. Depois me dizem: “- Cara fica mudo! E o que tiver de ser vai ser, vais ver”!
Quem é você? Oh! Queira responder. O que mais tem por trás do vil escudo da máscara sombria. Diz que ajudo a lhe tirar do abismo a lhe sorver!
Ainda infarto e parto pro descanso... Vai restar o legado sem sentido de anjo que cansou de ser traído.
Um dia você foi o meu remanso E hoje de gritar em vão me canso. Anseio mesmo em ser logo esquecido...
Ronaldo Rhusso | |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Sáb 10 Ago 2013, 10:43 | |
| Tolo!
Quarenta e quatro Invernos é vitória? Não vejo nada cego como estou! Pra mim o que passou (que bom) passou e nem faz jus ficar, tornar-se história.
Lembrei! Um dia eu vi, senti a glória! Mas derrotei alguns... Adiantou? Pra que? Não é assim que sinto ou sou. Só causa dor viver essa memória...
É hora de olvidar o benefício Da existência nobre, mas insana E me entregar ao nada em forte gana.
Preciso urgentemente de armistício entre o morrer e o viver fictício, pois quem insiste nisso, eu sei, se engana.
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Qua 21 Ago 2013, 06:25 | |
| Que estranho!
Oh! D’us tu não existes, dizem eles… Então falo sozinho nessa hora? Mas tu disseste tanto a mim agora e, então, eu deveria crer, D’us, neles?
Em Teus conselhos, oh! Diferes deles que vão, quais “sábios” por aí a fora, falando e nada dizem, vão embora levados pela morte, vão aqueles...
E Tu que não existes permaneces cuidando desse mundo que se rende e ao Mal por preço baixo , oh! D’us, se vende!
Eu louvo-Te porque às minhas preces Tu ouves e de mim nunca te esqueces (que pena! Mais um leu e não compreende)!
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 01 Set 2013, 10:11 | |
| Confraternização Universal...
Que tal se, enfim, os povos se aceitassem e olhassem para o próximo co’amor? À dor, eu creio, então, compartilhassem; minassem todo o mal do sofredor...
Se o ardor em se cuidar, oh! Espalhassem... Deixassem toda mágoa e o rancor... Da flor do amor, o olor, oh! Aspirassem; provassem da união o resplendor...
Do céu, seria a cor tão mais azul! Teriam Norte e Sul um só ideal. Diriam não ao mal. E o bem? Real!
Seria, enfim, legal a construção de uma só nação sem muro vão! Seria a festa, então, Universal!
Ronaldo Rhusso
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 01 Set 2013, 10:20 | |
| The Pelvis...
Sendo do Rock o Diabo (Ui!) o pai, em trinta e cinco, eis, nasceu, dele, o rei! Pernas tremendo ou dançando é o que sei; Presley sorria em seu dom cai não cai!
O preconceito de fato se esvai quando se rompe a barreira ou a lei entre o que é branco ou é negro e me dei a refletir, pois o bom sobressai.
“Eu esqueci de lembrar de esquecer”¹ fez diferença e às “paradas” venceu junto com o Gospel que, sim, renasceu.
Ele atuou no Cinema a valer. Tornou-se mito e difícil de crer: Dizem que Elvis, “A voz”², não morreu!
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Dom 01 Set 2013, 10:26 | |
| Belém? Pará!
Amei Belém! Em cem não vi qual tu. Pará morena e linda por demais! Mercado a ver o peso e o belo cais comi Jambu tempero bom ‘té cru!
Dancei, sorri feliz e o céu azul conforme deve ser e quis ver mais. Um povo tão alegre bem nos faz; e dão de si: exemplo para o Sul!
Revolta teve ali... Cabanos sim! Guamá um rio que sofre e sim faz jus cuidar melhor, pois leva rude cruz.
No mais amei Belém e volto, enfim, pois foi abrigo bom e meigo a mim. De lá eu trouxe a mente envolta em luz...
| |
| | | RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos Seg 09 Set 2013, 16:24 | |
| CASAMENTO... O casamento é muito interessante, pois, sendo planejado de antemão, é qual Contrato é uma Instituição que vem num degradar estonteante... Duas metades formam doravante um ser que se completa em união; dois braços que se findam numa mão e o “para sempre” é tão desafiante! Exupery já disse, e, eloquente: “Amar é olhar juntos” (lado a lado) “na mesma direção”. Oh! É tão lindo! Isso parece coisa de Uma mente que desejava ver compartilhado um sonho a dois, porém, vejo-o sumindo... Ronaldo Rhusso Corneto...
Nos olhos dela vejo o meu reflexo e sinto essa tristeza tão patente! É tão difícil agora ir em frente... É sem sentido! É tudo tão sem nexo...
Diria que ficou muito complexo. Não somos mais um templo, uma só mente. O corpo dói-lhe e alma é que ressente! Não dá pra ser mais côncavo e convexo...
Enquanto as horas passam me pergunto: não era o nosso sonho feito em mel ou me enganei, foi feito de papel?
Se me demoro ainda nesse assunto é por estar aqui, mas não mais junto, pois foi-se o dedo junto com o anel...
Ronaldo Rhusso
Última edição por RONALDO RHUSSO em Sáb 10 maio 2014, 16:59, editado 1 vez(es) | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sonetos Decassílabos | |
| |
| | | | Sonetos Decassílabos | |
|