Descanso das Letras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Descanso das Letras

Discussão acerca de Literatura
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 HUMOR E RISO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Joseph Shafan

Joseph Shafan


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 70
Localização : São Sebastião - SP

HUMOR E RISO Empty
MensagemAssunto: HUMOR E RISO   HUMOR E RISO Icon_minitimeSeg 22 Nov 2010, 00:07

HUMOR E RISO Humorerisofalstaffbyedu
Falstaff by Eduard von Grützner - 'Public Domain Image'

"O que é o humor? O que é o riso? O que é essa diferenciada variação de sensações que nos acompanham nos momentos de felicidade, bem-estar ou euforia? É o humor uma sensação isolada, um estado geral, um lampejo? É o humor uma característica distintiva do ser humano ou é compartilhada com outras espécies? Pode o humor fazer-nos mais felizes, integrar-nos e representar um papel importante em nosso desenvolvimento ou é algo arbitrário e supérfluo? Realmente é o humor um modo de terapia ou isso é apenas um esquema de marketing?
Perguntarmo-nos sobre o humor é adentrarmos a uma pequena visão em uma infrutífera busca sem saber até onde nos encaminhar. Pareceria que os que detêm saber, os chamados eruditos, sentem certo desconforto em refletir sobre o humor e preferem se concentrar em questões aparentemente muito mais sérias e sisudas. As obras que sobre o humor encontramos não o tratam em si e mais como uma ferramenta, como artifício e assim grandes nomes de todos os tempos gracejam com a arte do riso (exemplos podem ser os poemas sátiros de Catulo ou 'Candido' de Voltaire) mas pouco, ou quase nenhum desde o final do século 19 e o século 20 sobretudo.
Hoje pensamos que o humor e o riso são atitudes que nos separam como humanos dos animais. Aquela definição do ser humano como animal racional pode definir-se melhor hoje como animal racional e com capacidade de rir-se dos demais e de si mesmo. Desse modo o humor pode ser associado ao humano hoje em dia como são os valores tão universalmente reconhecidos, tal qual o sentido crítico e a inteligência." - 'Morfología del humor', vv.aa., Sevilla: Padilla Libros, 2006, 204 p., p.11-12.'

O riso no ser humano, é provocado de forma natural por um sentimento íntimo de alegria, de felicidade, de satisfação ou prazer, como reação involuntária. No campo linguístico, como reação involuntária, o riso pode ser provocado por uma piada, anedota ou outro recurso humorístico.
O humor é um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional do ser humano. A palavra humor surgiu na 'medicina humoral' (Teoria humoral) desde os antigos gregos (através do latim: humor, -ōris).
O humor é uma das chaves para a compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades num sentido amplo, sendo elemento vital da condição humana. O homem é o único animal que ri, e através dos tempos a maneira humana de sorrir modifica-se acompanhando os costumes e correntes de pensamento.
O estudo do humor, do riso e de seus efeitos psicológicos e fisiológicos no corpo humano é denominado gelotologia (do grego γελὸς - gelós - Riso), disciplina com particular atenção à potencialidade terapêutica do riso.


Links importantes:
- American Cancer Society - Humor Therapy : http://www.cancer.org/Treatment/TreatmentsandSideEffects/ComplementaryandAlternativeMedicine/MindBodyandSpirit/humor-therapy?sitearea=ETO
- University of Washington - Neuroscience For Kids - Laughter and the Brain - http://faculty.washington.edu/chudler/laugh.html



Ir para o topo Ir para baixo
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/shafan
 
HUMOR E RISO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ******RETRANCA
» VÍDEOS DE HUMOR

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Descanso das Letras :: PRODUÇÃO LITERÁRIA :: Humor-
Ir para: