| ******RETRANCA | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
RONALDO RHUSSO
Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
| Assunto: ******RETRANCA Qui 25 Nov 2010, 20:50 | |
| “Para um pôr-do-sol no Recife” (Silvério Duque)
– Não penso, Poeta, em tua vida… mas neste ofício que consome nossas melhores esperanças, nutrindo, do Amor, toda a fome,
neste manejo de palavras a destruir sua própria lavra
e que é tão nosso quanto o tempo ou o acumular de nossas noites ( forçosa negação da morte )
porque o temor da Eternidade nos consola ante a Realidade.
“Madrepérola” (Bernardo Linhares)
No seio cálido da aurora o céu também é madrepérola; as minhas mãos são duas conchas, onde deslizam tuas pérolas;
são duas pérolas douradas, brilhando assim, tranqüilas, claras;
em meio às luzes desse bálsamo e o céu da boca à flor da pele, levo nas mãos teu coração;
ao florir das primeiras horas, teu seio é cálido na aurora.
Repetindo para melhor assimilação:
A Retranca, uma forma poética que se caracteriza por um esquema em quatro estrofes com a seguinte disposição: 4,2,3,2, com oito sílabas métricas por verso, onde o quarteto tem assonâncias no segundo e quarto versos; o primeiro dístico com assonâncias EMparelhadas; o terceto com assonâncias no primeiro e terceiro versos da estrofe e um dístico final com rimas consonantais.
Última edição por RONALDO RHUSSO em Dom 08 Abr 2012, 09:56, editado 1 vez(es) | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
Mensagens : 1621 Data de inscrição : 15/11/2010 Idade : 55 Localização : Ilhéus - BA
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qui 25 Nov 2010, 20:53 | |
| Não está enganado quem identificou o esquema tático dos técnicos de futebol retranqueiros!
Pois foi aí mesmo que o poeta Alberto da Cunha Melo buscou inspiração para desenvolver esses octossílabos!
Quem se habilita a compor uma retranquinha poética? | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qua 01 Dez 2010, 20:03 | |
| Motivos
Ah! Sim desando em defensiva E ao escudar-me na palavra, À qual também me dediquei Assim do jeito de quem lavra
Um coração, fértil terreno. É só por causa de um dilema.
Hoje deposto de meu trono, O coração de quem me amava, Aquém, me encontro em desaprumo
A percorrer outro caminho; A me esconder em outro minho.
Ronaldo Rhusso | |
|
| |
Convidad Convidado
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qui 02 Dez 2010, 16:52 | |
| CREPÚSCULO
No canto doce do canário, se cala a tarde devagar. O sol se põe e as nuvens dançam, no firmamento, além do mar.
Na catedral badala o sino, Nas mãos pequenas do menino
A tarde morre e finda o dia, soluça versos de imporviso, num rastro imerso de poesia.
Tremulam folhas, galhos, flor, nesse cenário furta-cor.
Edith Lobato |
|
| |
Moira Ochs
Mensagens : 13 Data de inscrição : 27/11/2010 Localização : São João da Boa Vista
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qua 15 Dez 2010, 21:19 | |
| - RONALDO RHUSSO escreveu:
- [b]Repetindo para melhor assimilação:
A Retranca, uma forma poética que se caracteriza por um esquema em quatro estrofes com a seguinte disposição: 4,2,3,2, com oito sílabas métricas por verso, onde o quarteto tem assonâncias no segundo e quarto versos; o primeiro dístico com assonâncias aparelhadas; o terceto com assonâncias no primeiro e terceiro versos da estrofe e um dístico final com rimas consonantais. [/color] Tenho uma dúvida, p.f., sobre essas assonâncias aparelhadas... | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qua 15 Dez 2010, 22:23 | |
| - Moira Ochs escreveu:
- RONALDO RHUSSO escreveu:
- [b]Repetindo para melhor assimilação:
A Retranca, uma forma poética que se caracteriza por um esquema em quatro estrofes com a seguinte disposição: 4,2,3,2, com oito sílabas métricas por verso, onde o quarteto tem assonâncias no segundo e quarto versos; o primeiro dístico com assonâncias aparelhadas; o terceto com assonâncias no primeiro e terceiro versos da estrofe e um dístico final com rimas consonantais. [/color] Tenho uma dúvida, p.f., sobre essas assonâncias aparelhadas... Olá, poeta! A Assonância, como sabemos, é uma aproximação fonética entre sílabas tônicas (no caso de poesia) de verbetes diferentes. Ao dizer "EMparelhadas" o que se quer dizer, de forma mais trivial, é que "aparentam rima entre sí". Como se trata de dístico o "EMparelhamento" se dá no processo de rimar um verso com o seguinte e aí está a melhor definição para "EMparelhadas". É bem simples, mas essas definições às vezes embaralham um pouco a mente. Grato pelo interesse! Ronaldo Rhusso
Última edição por RONALDO RHUSSO em Dom 08 Abr 2012, 09:58, editado 2 vez(es) | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: RETRANCA IMPENETRÁVEL Dom 08 Abr 2012, 09:54 | |
| I
Divago no turno noturno Na tranca que trava o ruído, No excesso que é grande e é absurdo, No trago que nem foi sorvido...
Cativo, deturpo o caminho Que é turvo e me faz tão sozinho...
Se ouço alguns passos no estrado É pura saudade o que sinto; É fardo, é prisão, é embargo...
Vingança que tu comes, fria. Bocado amargo eu diria...
II
Centelha de luz eu procuro E tiro do peito outra tira: A dor que se mostra sem jeito. É forte. Oh! É vil. Não expira.
Respiro com força e o ar É denso, é intenso pesar.
Se penso que devo esquecer A mente relembra o ocaso Do sol que já não posso ver.
Viver por viver desmorona. Tu ris, mas sou quem beija a lona.
III
O tento parece impossível. Defesa é mais forte que ataque! Coesa em si mesma, se fecha E a mágoa não há quem aplaque.
Cativo no tempo e no espaço, Eis, sinto entranhar-me frio aço!
Correr já não posso. É tão tarde! As forças me faltam... É fato. O sal lambe os olhos. Ai! Arde.
Perdoa e me tira da cova, Pois amo-te. Tu tens a prova.
Vim dizer que os poemas II e III não estão de acordo com as normas técnicas da Retranca por não terem rimas consonantais nos últimos Dísticos, porém os postei porque gostei do resultado textual.
Última edição por RONALDO RHUSSO em Dom 08 Abr 2012, 22:39, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Vim dizer que os poemas II e III não estão de acordo com as normas técnicas da Retranca por não terem rimas consonantais nos últimos Dísticos, porém os postei porque gostei do resultado textual.) | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Dom 08 Abr 2012, 12:46 | |
| GOL!
Os pés que se tocam audazes Passeiam roçando e sentindo No resto da equipe o enlace Que seguem e vão – indo e vindo.
Defesas parecem se abrir Mas o retesar faz unir.
O meio quem sabe? Quem viu? Fluídos no esforço e no espaço No tempo perdeu-se, ruiu.
Foi frente a frente que o intento Enfim se alcançou a contento!
Ronaldo Rhusso
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Dom 08 Abr 2012, 22:34 | |
| Sério mesmo!
Quieta, guria! Não vês Que o itinerário é confuso E meu versejar é conciso, Austero e, de fato, difuso?
A tranca atravanca o pensar E o cio quem não viu vai chiar!
Destrava o pensar, eu lhe peço, Pois essa Retranca não cabe Seu ressentimento disperso...
Sou só um poeta cansado E, de fato, um tanto estressado...
Ronaldo Rhusso | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qui 12 Abr 2012, 22:38 | |
| Retrancado...
Oh! Tu que conduzes meu ser... Por que sou tão fraco assim? Por que luto tanto, ó Pai? Por que tanto mal há em mim?
O anjo que fui no passado Está, porventura, enterrado?
Devolve-me as asas, suplico! Preciso voar dentro em mim Pra ver por quê tanto complico...
Defende essa Causa eu Te peço! Minh•alma está gris, me despeço...
Ronaldo Rhusso | |
|
| |
Miguel Eduardo Gonçalves
| Assunto: ESTRELADAMENTE Sex 27 Abr 2012, 14:01 | |
|
Última edição por Miguel Eduardo Gonçalves em Qui 21 Ago 2014, 15:03, editado 1 vez(es) | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Sáb 21 Jul 2012, 15:47 | |
| Falei...
Quase tudo, eu sei, já foi dito! Quase nada mexe comigo... Tudo ou nada é muito pra mim. Nesse instante eu quero um abrigo.
Sei fazer chover nessas faces Que desejam bons desenlaces,
Mas esse prazer eu não dou Por não ter, de fato, o que dar Ou porque nem sei mais quem sou.
Torno-me demais retrancado E esse texto é outro recado...
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Seg 17 Set 2012, 12:17 | |
| Sem saída (No Quater)
Exalo o olor dessa tarde E sinto que a chuva está perto! Quem mora em encosta, um perigo: Vem chuva severa, eu alerto!
Começa a juntar o que vale Suor derramado ou se cale.
As águas virão pra lavar As almas, pecados e sonhos... Virão como vem tenso mar!
Desfaz-se o que era aspereza! Resposta da mãe natureza...
Ronaldo Rhusso
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Sáb 05 Jan 2013, 07:42 | |
| Ainda retrancada...
Tentando vencer a batalha O muro que encontro é gigante Enquanto sou só um menino Deveras pequeno, um infante...
Por que tu me fazes sofrer Se és minha vida a valer?
Talvez te transmutes já tarde E não seja a tempo de ver Secar o que escorre-me e me arde...
Vai ver é só sonho essa vida Que tranca depois que convida...
Ronaldo Rhusso
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Dom 28 Abr 2013, 17:08 | |
| Almas sem Retrancas...
Todo poeta é voluntário pra tornar a vida mais nobre; pra filosofar com as letras; feitas d'ouro, prata ou de cobre.
Se nós dermos nosso melhor mudaremos nosso redor.
Associar é ir mais longe por causa da nobre Missão; o poeta é quase qual monge!
Temos nossas almas inquietas! Pensadores... Somos poetas!
Ronaldo Rhusso | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Sáb 14 Set 2013, 09:47 | |
| Mané Garrincha... Joões¹ nas defesas sofriam os desconcertantes olés das pernas de pássaro, tortas; das bolas grudadas nos pés...
Quem é “mané” mesmo? Sorria enquanto driblava e entretinha.
As retrancas eram vencidas. Os gritos de gol eram certos... Amavam-no todas torcidas!
Quem o viu jogar no arrebol entende o real futebol...
¹Joões era como, supostamente, o craque chamava os vencidos zagueiros...
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Seg 04 Ago 2014, 22:43 | |
| Retranca...
Teu gosto é sentido e eu gosto do vórtice em ti, meu dilema... Eu tremo ao ouvir teu gemido que, belo, é igual a um poema!
Transcendes e a tez arrepia domando minh’alma arredia!
Sou só garanhão já domado testado e aprovado em campo sentindo o meu eu felizardo...
Afeito em retranca aprazível, estouro em prazer indizível...
Ronaldo Rhusso
| |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Qui 11 Set 2014, 19:34 | |
| E amo!Eis que, novamente, eu me vejo em tua retranca gostosa! As tíbias enlaçam-me, céus! Sou teu retrancado e hei-me prosa! Teus olhos grudados em mim... É céu demais! Não tem fim. Não cansas! Que bom! É mister. O tempo e o espaço inexistem em teu retrancar de mulher... Desejo-te mais um bocado e hei-me feliz, retrancado... | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| |
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: AUTO ALGOZES ---------- RONALDO RHUSSO Qua 07 Set 2016, 22:32 | |
| | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: GENOCIDAS --------- RONALDO RHUSSO Qua 07 Set 2016, 22:33 | |
| | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: DIA DO RISO Sáb 19 Nov 2016, 11:40 | |
| Para quem tem estado atento o texto acima é uma Retranca! 6 de novembro, no Brasil, é o Dia Nacional do riso... | |
|
| |
RONALDO RHUSSO
| Assunto: Re: ******RETRANCA Sáb 01 Jan 2022, 11:25 | |
| Desafio em Retranca!
O vinho é aliado lindo mas eu lhe desafio, musa, a só me enlouquecer sem ele, sem ter a mente, assim, difusa,
pois muito importa a mim seu dar querendo e livre como o mar
beijando a mim, areia, em cena em foco sem pudor, se pode, abrindo o filme dela, a Xena
heroica, molhada em malícia e qual pressinto, uma delícia!
Ronaldo Rhusso | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: ******RETRANCA | |
| |
|
| |
| ******RETRANCA | |
|