Arte poética. Isidro Iturat. Brasil. 2010.
Texto disponível na íntegra em:
http://www.indrisos.com/ensayosyarticulos/artepoeticaportugues.html
ÍNDICE
Nota ao leitor
1. Adquirir conhecimento
1.1. Sobre as leituras
1.2. O melhor leitor é um releitor e um meditador daquilo que foi lido
1.3. Os dicionários
1.4. Antologias e obras individuais
1.5. Educar o discernimento
2. A introspecção
2.1. Gnôthi seautón
2.2. A polaridade mental
2.3. Vanitas vanitatum
2.3.1. Natureza da vaidade
2.3.2. Seus efeitos
2.3.3. Como impor limites à vaidade
2.4. O elogio e a crítica
2.5. Inspiração e trabalho
2.6. Disparadores do ato criativo
2.6.1. Externos (na percepção dos estímulos exteriores)
2.6.2. Internos (na percepção dos estímulos interiores)
2.7. Períodos de seca criativa
2.8. O bloqueio
2.8.1. Tipos
2.8.2. Algumas causas
2.9. Evolução e mudança
2.10. Criação, prazer, coragem
3. Trabalhar o texto
3.1. Tensão versal
3.2. Ler em voz alta
3.3. O ritmo
3.3.1. Ritmo versal e ritmo prosaico
3.3.2. Ritmos de quantidade, intensidade, timbre e tom
3.3.3. Versos em cláusulas silábicas
3.4. Insuficiências poéticas
3.4.1. As palavras “profundas”
3.4.2. As palavras gastas
3.4.3. Associação de nome e adjetivo
3.4.4. Insuficiências na rima
3.4.5. Algumas considerações gerais sobre a rima
3.5. Colocar-se na pele do leitor
3.6. Deixar repousar o texto
3.7. Corrigir
3.8. O fácil e o difícil
3.9. Inovação formal
3.9.1. Através da associação de características formais
3.9.2. Através da associação de características formais e características semânticas
3.9.3. Através da expansão
3.9.4. Através da multiplicação
3.9.5. Através da condensação
3.9.6. Através da redistribuição das partes
3.9.7. Através da imitação
3.9.8. Através da oposição
3.9.9. Através da fusão de objetos distintos
Referências