Descanso das Letras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Descanso das Letras

Discussão acerca de Literatura
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 *******ENSAIO

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitimeQui 25 Nov 2010, 22:39

Menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.) sem que se paute em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

O ensaio se divide em formal ou discursivo e informal ou comum.

No formal, os textos são objetivos, metódicos e estruturados, dirigidos mais a assuntos didáticos, críticas oficiais, etc... Já o informal é mais subjetivo e caprichoso em fantasia, o que o torna menos denso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
Joseph Shafan

Joseph Shafan


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 70
Localização : São Sebastião - SP

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Re: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitimeQui 23 Dez 2010, 23:36

Profecia

O povo que caminhava nas trevas pôde ver luz intensa de alegria. Os que habitavam a terra sombria se inundaram de fótons em levas. Nossa felicidade está feita, aumentada em satisfação imensa: alegramo-nos em tua presença, como nos exultamos na colheita. Pois a bota que pisa com estrépito e essa capa de sangue empapada se tornarão combustível decrépito, pasto de fogo em uma saraivada; porque pra nós nasceu um menino, um filho foi trazido com o cetro: Chefe Eterno, Conselheiro Certo, Príncipe da Paz, Guerreiro Divino. O Direito será consolidado, a Justiça em todos os fins benéficos; para sempre será esse reinado pelo zelo do Senhor dos Exércitos.

Baseado em Isaías 9, 1-6
Ir para o topo Ir para baixo
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/shafan
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Re: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitimeSáb 25 Dez 2010, 13:39

Joseph Shafan escreveu:
Profecia

O povo que caminhava nas trevas pôde ver luz intensa de alegria. Os que habitavam a terra sombria se inundaram de fótons em levas. Nossa felicidade está feita, aumentada em satisfação imensa: alegramo-nos em tua presença, como nos exultamos na colheita. Pois a bota que pisa com estrépito e essa capa de sangue empapada se tornarão combustível decrépito, pasto de fogo em uma saraivada; porque pra nós nasceu um menino, um filho foi trazido com o cetro: Chefe Eterno, Conselheiro Certo, Príncipe da Paz, Guerreiro Divino. O Direito será consolidado, a Justiça em todos os fins benéficos; para sempre será esse reinado pelo zelo do Senhor dos Exércitos.

Baseado em Isaías 9, 1-6

Muito bom, Shafan!
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
Joseph Shafan

Joseph Shafan


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 70
Localização : São Sebastião - SP

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Re: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitimeQui 06 Jan 2011, 19:53

Palavra: ideia em ação

Palavra - ideia
A palavra não é apenas um conjunto de sons emitidos pelo nosso 'aparelho fonador', é uma emissão do pensamento.
As palavras (as ideias, os pensamentos) governam nossos atos a partir de decisões.
Decidir é tarefa contínua do ser humano.
A fala é exteriorização do pensamento (ideia) através da palavra. Assim o pensamento se materializa.
As decisões são expressas como ações, definidas pelas palavras.
As palavras representam o concreto e o abstrato, o real e o imaginário.
A emoção e a razão são conceituadas em palavras.
"Um mais um é igual a dois" é um conjunto de palavras manifestando uma sentença matemática, assim como "Eu e ela nos amamos" manifestam sentimentos.
Com a palavra definimos "mãe", "filho", "irmão", "amigo". Através da palavra adjetivamos a vida, batizamos o mundo; chamamos o Amor, a Felicidade e o Afeto.

Modos
A palavra expressa tem variação de significado de acordo com o 'modo', o 'momento' e a 'interação'.
Sabemos que o 'modo' pode mudar o sentido e que o 'momento' apropria, bem como a 'interação' implica consonância de 'sentido'.
De fato, a forma de comunicar pode ser causa de bênção ou de maldição.

Fé e crença na palavra
Uma "cadeira" é uma "cadeira" pois que creditamos a palavra "cadeira" em nossa mente para um objeto utilizado primariamente para sentar-se.
Essa fé na palavra "cadeira" como realidade de uma coisa em nosso pensamento forma uma conexão imediata.
Mais ainda quando se trata dos sentidos. Por exemplo, quando definimos as cores: adquirimos "certeza absoluta" num espectro visível definido; a mente está convicta em determinada cor atribuída.
O encadeamento de palavras definindo sensações em nossa mente baseia o nosso mundo. São 'ideias' que expressam decisões, para o bem e para o mal.
E quando nossa sensações são afloradas por uma expressão externa, como numa fala de uma liderança (seja religiosa, política, familiar etc) essa crença nas palavras se tornam 'forças'; 'ideias-forças' que determinam o poder e a autoridade.
Palavras-ideias que são dínamo, com ações e reações, para o dia a dia de cada família, de cada comunidade, de cada país, enfim do mundo inteiro.
Pensamentos se tornam atos, diretos e/ou indiretos e se materializam.
Pelo poder e autoridade atribuídos aos pensamentos-dinâmicos ( 'ideias-forças') são definidos destinos; as normas são compostas, as leis são elaboradas, um juiz manda soltar, um presidente assina a paz, um empresário negocia, um pai educa um filho etc.
Palavras podem ser animadoras, encorajadoras, como força fenomenal.
Cada vez que abrimos a boca para pronunciar palavras, cada vez que escrevemos nossos pensamentos, cada vez que ouvimos estamos despertando ações e reações.
Com a linguagem, através das palavras e tons distintos criamos realidades, experiências, possibilidades.

--
"No início era o Verbo" (João, 1-1)

"Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que pensamos hoje é o que seremos amanhã: nossa vida é uma criação da nossa mente." (Dhammapada)

"As palavras são a voz do coração." (Confúcio)

“As palavras criam impressões, imagens e expectativas. Elas constroem conexões psicológicas que influenciam a forma como pensamos. Desde que pensamentos determinam as ações, há uma poderosa conexão entre as palavras que usamos e os resultados que obtemos.” (Nan S. Russell)

“Certa vez li que uma palavra é como um organismo vivo, capaz de crescer, transformar, se espalhando, e influenciando o mundo de muitas maneiras, direta e indiretamente através de muitas e muitas pessoas. Eu nunca havia pensado em uma palavra como um “ser vivo", mas depois pensei em palavras faladas há 3.000 anos, escritas e passadas por muitas gerações, e elas parecem bem vivas quando lidas ou faladas hoje, tendo já vivido 3.000 anos. Assim eu refleti sobre o poder da palavra para incitar e dividir, para acalmar e ligar, ou de criar e alterar sentido, e estou cada vez mais cautelosaa acerca do que digo e do como ouvir as palavras ao meu redor.”
(Susan L. Smalley, Ph.D. – Department of Psychiatry and Biobehavioral Sciences at UCLA)

"As palavras são, naturalmente, a droga mais poderosa usada pela humanidade." (Rudyard Kipling)

"O que você tem dito ultimamente? As palavras que você fala podem ter um efeito profundo sobre as pessoas que atingem. Você está estimulando ou desestimulando? Você está construindo acima seus filhos, seu cônjuge, amigo ou até mesmo um estranho que você encontra na rua? Ou você está destruindo sua própria família com palavras de amargura, crítica e julgamento? Você está causando a destruição de sua auto-estima por usar mal as palavras sobre si mesmo, sua saúde e prosperidade?" (Ami Jane - HubPages)

Ir para o topo Ir para baixo
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/shafan
Joseph Shafan

Joseph Shafan


Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 70
Localização : São Sebastião - SP

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Dia da Poesia (14 de Março - 21 de Março) ????   *******ENSAIO Icon_minitimeTer 07 Fev 2012, 20:33

Por iniciativa da UNESCO em 1999, foi instituído o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Poesia. E a UNESCO "anima aos países membros a tomar parte ativa na celebração do Dia Mundial da Poesia, tanto a nível local como nacional, com a participação ativa das Comissões Nacionais, as ONG e as instituições públicas e privadas de interesse (escolas, municípios, comunidades de escritores, museus, associações culturais, editoras, autoridades locais etc)". (veja a página da UNESCO sobre o Dia Mundial da Poesia - notem que existem lá versões em árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - mas não em língua portuguesa dado o 'tratamento' que vamos dando à nossa própria língua : http://www.un.org/es/events/poetryday/ )
De nossa parte, por aqui, podemos notar pelo menos mais algumas coisas: a) no Brasil escolheu-se o dia 14 de Março como o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao dia de nascimento de nosso poeta Castro Alves (1847 - 1871), mas a data vem passando quase despercida pela ausência de incentivo e publicidade.; b) enquanto isso, no Dia Mundial da Poesia (21 de março) em lugares diversos como Colômbia (Bogotá - no Gimnasio Moderno); França (Paris - La Vache Bleue); Alemanha (Brandenburger Tor); Argentina (La Plata - Pasaje Dardo Rocha); Espanha (Bilbao - Boulevard); Cuba (La Habana); Venezuela (Caracas); Holanda (Amsterdam); México (Ciudad de Mexico) os poetas se reúnem em parques, praças e grandes auditórios dando a conhecer suas vozes profundas e visionárias inspirados na esperança de um mundo melhor para todos. Nos EUA e Canadá, além do Dia Mundial da Poesia, em Abril se realiza o Mês Nacional da Poesia, sendo promovidos muitos e muitos eventos comemorativos em todo o país. A Academy of American Poets, por exemplo, todo o mês Abril de cada ano cria e distribui - gratuitamente - cerca de 200.000 cópias de um poster alusivo ao Mês Nacional da Poesia para escolas, livrarias, 'bookstores', bibliotecas, centros de comunidades, incrementando o interesse pela Poesia (vide 'poster' dos últimos anos e inclusive o de 2012 (já em distribuição) em http://www.poets.org/page.php/prmID/98).
E quanto a nós? "Quosque tandem"????
Ir para o topo Ir para baixo
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/shafan
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Re: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitimeSáb 20 Out 2012, 01:27

Ou eles estão equivocados ou sou louco!


Outro dia eu teci um comentário num ótimo texto de um poeta que publica no “Site de Poesias”, o Vinícius Garcia, e nesse comentário eu o parabenizei pela homenagem à figura real e quase folclórica que perambulou pelo Centro do Rio de Janeiro, o “profeta” Gentileza...

Eu disse que era uma homenagem justa e muito mais coerente do que homenagens a gente como Duque de Caxias que foi o responsável direto pela morte de milhares de paraguaios inocentes, especialmente mulheres - que até foram estupradas - e crianças.

Ora! Eu devo ser anormal porque vejo gente, cuja missão é destruir o perfeito, ganhar notoriedade positivamente, como se não passasse de uma desgraça para o Universo!

Desde criança eu ouvi falar em raça branca, raça negra, raça amarela, mestiços...

A única raça que existe é a raça humana e aí vão dizer que há também raça de cães, gatos e a infinidade de animais não domésticos.

Contudo estou falando acerca de humanos! Portanto, raça humana! Mais óbvio que isso impossível, mas aí tem aquele papo de que somos animais racionais, que, também, é ensinado nas escolas como se fosse Lei!
Eu não sou animal! Fui criado à imagem e semelhança do único e verdadeiro D’us, Criador e Mantenedor do Universo!

“Mas é que Darwin falou e escreveu”; então isso deve ser levado em conta, afinal Darwin cometeu apenas uma centena de erros e seus seguidores são cegos e surdos ou muito orgulhosos para reconhecerem que uma Teoria jamais deveria ser propagada como se fosse Lei!

Outro dia uma criança perguntou por que os macacos de hoje não estão virando humanos...

Até uma criança consegue enxergar o óbvio, mas coitada dela quando começar a “estudar”. Vai começar a acreditar em coisas muito mais ridículas do que o tal papai noel...

Outra me perguntou:

“ – Se no princípio não havia nada depois explodiu tudo... Tudo o que, se não havia nada”?

A Teoria do big bang é vergonhosa mesmo, mas tem professores que têm a insensatez de ensinar uma sandice dessas e se defenderem dizendo que precisam seguir o programa estabelecido...

Bando de covardes!

Há pessoas que me conhecem pessoalmente e me chamam de fundamentalista!

Comparam-me com esse pessoal radical, embora eu não passe de um sujeito simplório, porém racional.
Contudo, o fundamentalismo que defenderia não seria esse defendido pelos homens “traques” – bombinhas de São João – que explodem-se e matam um punhado de pessoas, na maioria das vezes completamente inocentes...

Não! Eu, com meu complexo de Sansão, só explodiria uma bomba se essa não provocasse dor nas pessoas e destruísse todo o planeta de uma só vez! Seria o fim desse câncer que denigre a harmonia do Universo!
Fim da vergonha da fome que, no Século XXI ainda grassa o planeta; fim dessa pouca vergonha de orgulho gay; fim dessa corja que estupra os cofres públicos...

Eu estou cansado dessa sujeirada toda e de toda essa gente que não faz nada a respeito e prefere ficar sentado de frente para um aparelho de TV recebendo as orientações de como comer, beber, vestir-se, comportar-se, reagir perante as desgraças diuturnas...

Como eu não tenho uma bomba com todo esse poder, faço uso da bomba que está ao meu alcance e derramo amor por aí em verso, prosa...

Já esse texto é só um desabafo verdadeiro. Mais nada!

Ronaldo Rhusso

Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
Conteúdo patrocinado





*******ENSAIO Empty
MensagemAssunto: Re: *******ENSAIO   *******ENSAIO Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
*******ENSAIO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ARTIGO – CONTO – CRÔNICA - ENSAIO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Descanso das Letras :: PRODUÇÃO LITERÁRIA :: Ensaios-
Ir para: