Descanso das Letras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Descanso das Letras

Discussão acerca de Literatura
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 SEXTINAS - O ESTILO

Ir para baixo 
AutorMensagem
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1610
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

SEXTINAS - O ESTILO Empty
MensagemAssunto: SEXTINAS - O ESTILO   SEXTINAS - O ESTILO Icon_minitimeQua 17 Nov 2010, 23:24

A sextina é um dos sistemas estróficos mais difíceis e raros. Criada por Arnaut Daniel, no século XII, foi usada por alguns dos grandes poetas, como Dante, Petrarca, Camões, etc. No Brasil dela se utilizaram Jorge de Lima, Américo Jacó, Waldemar Lopes, Edmir Domingues, Dirceu Rabelo, Alvacir Raposo e outros.
Compõe-se de seis sextetos e um terceto final, a coda. Utilizando versos decassilábicos, tem as palavras (ou as rimas) finais repetidas em todas as estrofes, num esquema pré-determinado. Assim, as palavras (ou rimas) que aparecem na primeira estrofe, na seqüência de versos 1, 2, 3, 4, 5, 6, repetem-se na estrofe seguinte, na seqüência 6, 1, 5, 2, 4, 3. E se faz a a estrofe seguinte a seqüência 6, 1, 5, 2, 4, 3 em relação à estrofe anterior. E assim até a sexta estrofe, finalizando os sextetos. O terceto final tem, em cada verso, no início e no fim, as palavras (ou rimas) utilizadas no poema todo, na posição em que se apresentaram na primeira estrofe.
Ezra Pound, referindo-se à sextina, disse: "A arte de Arnaut Daniel não é literatura. É a arte de combinar palavras e música numa seqüência onde as rimas caem com precisão e os sons se fundem ou se alongam." Ao que Edmir Domingues objetou, dizendo: "Mas é este o objetivo de toda a verdadeira poesia, o perfeito encontro entre a forma e o conteúdo, entre a linguagem e a música".
Exemplos de sextinas podem ser vistos, lendo-se "Sextina da vida", "Sextina do amor-prazer" ou "Meu legado", de minha autoria, e aqui expostas.
Pessoalmente não as acho tão belas assim, ficando minha posição a meio termo entre a de Ezra Pound e a de Edmir Domingues.

Referência bibliográfica:
DOMINGUES, EDMIR. Universo Fechado ou O Construtor de Catedrais. Recife: Bagaço, 1996.

Paulo Camelo
Publicado no Recanto das Letras em 05/09/2005


P.S.:
Acrescento que, apesar de creditarem a criação que originou as sequências que deram origem à PA (PROGRESSÃO ARITMÉTICA) e à PG (PROGRESSÃO GEOMÉTRICA) a Friderich Gauss no século XVI, A Sextina, criada no Século XII já aplicava a fórmula dos equidistantes!

Ronaldo Rhusso
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
 
SEXTINAS - O ESTILO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Figuras de Linguagem, de Estilo ou Retórica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Descanso das Letras :: PRODUÇÃO LITERÁRIA :: Sextina-
Ir para: