Descanso das Letras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Descanso das Letras

Discussão acerca de Literatura
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Voluntariado Literário

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
rfarinha




Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/07/2011

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSáb 23 Jul 2011, 07:56

Existem diversas iniciativas que disponibilizam e-books gratuitamente em diversos idiomas, inclusivamente em língua portuguesa (como é o caso do Projecto Gutenberg).

... e existem projectos que visam a criação desses mesmos e-books.

Sou coordenadora um projecto de voluntariado literário, que visa a revisão de texto OCR (texto opticamente reconhecido pelo computador) por voluntários, a partir de imagens digitalizadas, para disponibilização de obras em língua portuguesa no domínio público em formato de texto. Toda a revisão é feita página a página, na Internet, sem necessidade de download de programas especiais.

Contamos actualmente com 325 voluntários lusófonos espalhados um pouco por todo o mundo.

Este trabalho voluntário possibilita o acesso de forma gratuita e livre às 516 obras existentes actualmente (disponíveis em http://gutenberg.org/pt -- Projecto Gutenberg). Somos actualmente o 7º idioma com mais livros disponíveis.

Os ficheiros finais, resultado da revisão, encontram-se em texto codificado ISO-8859 e são "legíveis" pelos computadores de pessoas com deficiência visual, que interpretam os caracteres e os "lêem". Actualmente é feito um esforço para criar uma versão extra em html para tornar a leitura mais agradável.

Toda a divulgação do projecto é bem-vinda.

Sítio do projecto:
http://pagina-a-pagina.blogspot.com

Estou disponível para esclarecimentos adicionais.
Cumprimentos,
Rita Farinha

Livro Aberto :: Dicionário Aberto
Blogue :: Página a Página :: Facebook
Ir para o topo Ir para baixo
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSáb 01 Out 2011, 12:56

Já eu, atrasado mais de uma dezena de Sábados, só hoje,
vi essa postagem...

Como sou colonizado não entendi tudo direitinho,
mas, a princípo me pareceu uma iniciativa maravilhosa!

Estranhei ninguém ter comentado.
Estranho também as teias de aranhas no Forum...
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSáb 01 Out 2011, 14:06

Depois da quinta lida, da ida ao Blogue de divulgação...

Enfim, socializei ou compartilhei com os três leitores mensais do meu blog com meus dois visitantes contumazes do orkut.

Numa visão bem otimista, caso não perca um desses cinco leitores,
já é uma divulgação legal, não é?


Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
rfarinha




Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/07/2011

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSáb 01 Out 2011, 16:30

Boa noite,

RONALDO RHUSSO escreveu:
Depois da quinta lida, da ida ao Blogue de divulgação...

Enfim, socializei ou compartilhei com os três leitores mensais do meu blog com meus dois visitantes contumazes do orkut.

Numa visão bem otimista, caso não perca um desses cinco leitores,
já é uma divulgação legal, não é?


Abraço!

Muito obrigada pela divulgação.
Toda a ajuda é bem-vinda.

Esteja à vontade para perguntar suas dúvidas.

Cumprimentos,
rfarinha

Livro Aberto :: Dicionário Aberto
Blogue :: Página a Página :: Facebook
Ir para o topo Ir para baixo
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSáb 01 Out 2011, 17:05

Bom... No Facebook o pessoal gostou...

Como diria o meu amigo, também colonizado,
lá de Salvador: "já é o dinheiro do pão"!
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeSeg 06 Fev 2012, 10:57

Minha melhor frase de hoje...


Conversando com um amigo muito querido, sábio e preocupado com o nosso país como um todo, especialmente política e culturalmente falando, dissertamos sobre alguns eventos, pessoas... E, ele, que muito mais ouve a minha metralhadora do que usa suas três sábias peneiras, me deixou muito contente com nossa conversa.

No final, lembrando o fato de que muitos de nós que saímos por aí derramando textos que chamamos de Poesia nos achamos os tais, declarei: "A gente pensa que somos os caras mas tem muita gente por aí que são os caras de verdade"!

Pensam que falei de caso pensado ou querendo ironizar?

Não. Mais uma vez eu provei a mim mesmo que tenho, perigosamente, me tornado produto do meio!

Grato por me ouvir mais um tanto, meu amigo Shafan!


Ronaldo Rhusso
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
RONALDO RHUSSO

RONALDO RHUSSO


Mensagens : 1612
Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 55
Localização : Ilhéus - BA

Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitimeTer 07 Fev 2012, 11:55

Gostaria de lembrar aos amigos que nos visitam que as propagandas só ficam visíveis para quem não está "logado" no Forum.


Outro detalhe importante:

As regras que dizem que a ADMINISTRAÇÃO do FÓRUM pode editar, modificar ou excluir textos não é uma regra estabelecida pelo DESCANSO DAS LETRAS.

Quisemos, desde o início modificar isso, mas o FORUMEIROS, não nos permite!

Preciso frisar que temos escolhido as pessoas para participar e as convidamos por entendermos que são idôneas amantes da Literatura e cremos que poderá haver
debates e explanação de ideias com respeito e consideração, de modo que não seria necessário a exclusão de texto algum, pois nós entendemos ser um desrespeito à liberdade de expressão.

Portanto entendam que o DESCANSO DAS LETRAS faz parte do FORUMEIROS que por sua vez abriga milhares de FÓRUNS acerca de diferentes assuntos e essa é a razão de ser dessa Regra de possibilidade de edição e/ou exclusão de material publicado para benefício do visitante que pode ser leitor ou apreciador de alguma outra Arte exposta em outros FÓRUNS criados a partir do FORUMEIROS.

Qualquer dúvida, por favor, pergunte!

Abra um Tópico nessa Sessão ou em outra pertinente e nos ajude a administrar e fazer crescer esse ESPAÇO que é seu.

Ronaldo Rhusso
Ir para o topo Ir para baixo
http://ronaldorhusso.wix.com/ronaldorhusso
Conteúdo patrocinado





Voluntariado Literário Empty
MensagemAssunto: Re: Voluntariado Literário   Voluntariado Literário Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Voluntariado Literário
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» II FLIPIPA - FESTIVAL LITERÁRIO DA PIPA 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Descanso das Letras :: OFF-CAFÉ (conversa de assuntos 'soltos')-
Ir para: